A Educação Física ou Psicomotricidade
É uma atividade desenvolvida no ginásio do Infantário, por um técnico de Educação Física, que procura despertar o interesse dos mais novos para prática de vida saudável, através de jogos desportivos, manipulação de objetos, ginástica, saltos, desportos coletivos e brincadeiras.
Estas são desenvolvidas em:
- Domínio Psicomotor;
- Domínio Sócio Afetivo;
- Domínio Cognitivo;
Através de Matérias/Conteúdos:
- Perícias e Manipulações;
- Deslocamentos e Equilíbrios;
- Ginástica;
- Jogos Lúdicos;
É uma atividade desenvolvida no ginásio do Infantário, por um técnico de Educação Física, que procura despertar o interesse dos mais novos para prática de vida saudável, através de jogos desportivos, manipulação de objetos, ginástica, saltos, desportos coletivos e brincadeiras.
A Educação Musical
É uma atividade desenvolvida por um professor de Educação Musical ou técnico com formação em conservatório que visa estimular o gosto pela música, através de jogos e canções.
Creche e Pré-Escolar:
Os objetivos desta atividade são:
- Desenvolver o sentido rítmico;
- Facilidade em memorizar e interpretar canções;
- Facilidade em tocar instrumentos de percussão e melódicos;
- Reconhecer sons pela altura timbre e intensidade.
O Professor realiza um plano da atividade e avalia a sua execução, assim como, realiza uma avaliação periódica dos seus alunos.
No CATL
- Cantar e tocar (flauta);
- Identificar e distinguir: Ritmo, Timbre, Dinâmica, Forma e Altura;
- Reprodução gráfica oral e rítmica (percussão corporal);
Dança
É uma atividade de expressão criativa através do corpo e da música, desenvolvida por uma técnica com formação e experiencia na área. É um espaço privilegiado para desenvolver a criatividade.
Os principais objetivos desta atividade são:
- Desenvolver a atitude corporal para dançar;
- Trabalhar a musicalidade e o sentido rítmico para desenvolver a harmonia de movimentos e a sensibilidade;
- Desenvolver o equilíbrio, a coordenação e a sincronização também através do uso de aparelhos e outros objetos;
- Desenvolver a capacidade de interpretação, expressão e imaginação, frequentemente através da dramatização de histórias;
- Desenvolver a capacidade de criar movimentos de dança de improviso.
A Professora realiza um plano da atividade e avalia a sua execução, assim como, realiza uma avaliação periódica dos seus alunos.
Judo
É um atividade física composta por um conjunto de regras que estimula o contato físico. É desenvolvida por um técnico com experiencia na área e que procura estimular e desenvolver nas crianças.
- Todos os requisitos param a prática deste desporto (o calçar e descalçar, o fato, o tapete);
- Técnicas de equilíbrio;
- A coordenação e a auto-estima;
- Promove a disciplina dentro e fora do Tatami (Tapete de Judo) (Saudação, as técnicas, as cores dos cintos, as posturas);
- Ajuda ao auto-controlo do Judoca (aluno);
- Melhora a Coordenação Motora e Mental;
- Promove o Companheirismo;
- Reduz o Stress do dia-a-dia;
- Recomendado pela UNESCO (desporto adequado para crianças).
O Professor realiza um plano da atividade e avalia a sua execução, assim como, realiza uma avaliação periódica dos seus alunos.
Biblioteca
Este é o mais recente espaço do Infantário “A Colmeia”, não por ser um espaço novo, mas por ser uma nova oferta pedagógica num espaço menos utilizado no dia-a-dia, que visa contribuir para a dinamização do livro, especialmente o livro infantil, através de uma diversidade de abordagens visando a promoção da leitura e da escrita.
É dinamizado por duas técnicas (professoras) que em articulação com os docentes das salas e os seus projetos pedagógicos, escolhem livros que pelo seu conteúdo são desenvolvidos através de diferentes linguagens.
Este espaço visa:
- Despertar (mais) o gosto pelo livro/leitura;
- Maior diversidade de materiais documentais;
- Estimular uma maior ligação com outras bibliotecas permitindo uma maior diversidade de atividades;
- Atualização dos materiais disponíveis;
- Estimular a aquisição/solicitação de empréstimo de livros por parte das crianças e das famílias;
- A Biblioteca como fonte de ligação escola/família;
- Difusão do papel do livro no desenvolvimento intelectual e cultural das crianças, através da integração da Rede de Bibliotecas Escolares (este era o nosso desejo);
- Enriqueça o processo de desenvolvimento da criança através de um maior n.º de diferentes experiências lúdico-pedagógicas;
- Suscite um maior espírito crítico e de debate e que desenvolva ações que estimule a imaginação e a curiosidade;
Psicologia
É um espaço de apoio psicológico à criança e/ou à família. Procura responder de forma adequada às necessidades de quem precisa. A criança poderá ser encaminhada pela educadora ou pela família (carece de autorização da família).
Existem duas formas distintas de desenvolver este trabalho junto da criança: ou no contexto de sala onde a técnica procura perceber quais as reais dificuldades e procura responder em colaboração com a educadora da sala no seu ambiente escolar, ou em casos muito específicos, a técnica desenvolve a sua ação num espaço mais individual, procurando conhecer melhor a criança e dando-lhe ferramentas para poder superar as suas dificuldades.
Em quaisquer dos casos a técnica deverá colaborar com a educadora da sala e com a família, de forma a desenvolver um trabalho em conjunto e articulado. A família deverá estar sempre informada de todo o processo desenvolvido.
Este trabalho na sua globalidade é sigiloso e deve respeitar a individualidade de cada um.