Olá, amigos e amigas!

Como sabem estamos no mês em que todas as famílias têm de preencher e entregar o documento relativo ao IRS. Com um pequeno gesto e sem qualquer custo para si ou para a sua família, poderá decidir (em vez do Estado), como quer que seja usado 0,5% dos descontos que já fez.

Com este seu pequeno gesto está a ajudar também os seus (crianças e/ou idosos do CPL), melhorando significativamente as condições no seu dia-a-dia nos vários equipamentos do Centro Popular de Lagoa.

Quando preencher o seu IRS, no anexo H, escreva o nosso número de contribuinte: 501 291 806

Desde já agradecemos a vossa pronta colaboração. Ajude-nos a ajudar!

Despedimo-nos com amizade

Saber identificar a Colmeia

 

Saber onde as criancas vão se instalar

 

Saber as educadoras das crianças

 

Saber a galeria das crianças

 

Principios do Infantário "A Colmeia"

O infantário “A Colmeia” do Centro Popular de Lagoa é um equipamento educativo de excelência, munido de grandes condições estruturais, com bons espaços e equipado de forma adequada, complementado por uma equipa multidisciplinar, que tem por único objetivo proporcionar às crianças um desenvolvimento global único, assente em princípios como, a igualdade, a solidariedade, a autonomia e o respeito.

A educação é a sua finalidade, é acompanhada por uma leque de serviços de grande qualidade, como a alimentação, a higiene e a diversidade de atividades.

A educação é pensada desde tenra idade, até à passagem para o 1º ciclo do ensino básico, onde continuamos, mesmo neste ciclo de ensino, a acompanhar o seu desenvolvimento intelectual, físico, cultural e criativo.

Princípios orientadores:

  • Promoção da igualdade de oportunidades e do sucesso nas aprendizagens;
  • Promoção de atividades de carácter pedagógico, de desenvolvimento da criatividade e da diversidade de experiências;
  • Criação de um ambiente seguro e enriquecedor através de práticas educativas assentes na afetividade, no carinho e na compreensão;
  • Fomento da participação, da colaboração e da articulação entre todos os elementos da comunidade educativa;
  • Fomento de atitudes de solidariedade e da promoção da cooperação e ajuda;
  • Promoção de valores e regras assentes no respeito mútuo, autonomia, dedicação e esforço;
  • Promoção de práticas educativas adequadas e corretas em colaboração com a família;

Visão:

  • Oferta de práticas educativas de excelência pela sua diversidade, criatividade e inovação;
  • Criação de um ambiente educativo que prima pela qualidade dos serviços prestados;

Missão:

  • Educar as crianças formando-as como cidadãos autónomos, participativos e responsáveis na sociedade;

Todo o trabalho desenvolvido tem por base conhecimentos e as teorias da psicologia educacional, onde deve assentar o conhecimento da criança, nas diferentes etapas de desenvolvimento, e organizar o currículo educativo tendo por base as Orientações Curriculares do Pré-escolar.

“ A psicologia da Educação, … e a sua contribuição consiste na análise das mudanças que experimentam os participantes no ato educativo (alunos), da natureza e características dessas mudanças, dos fatores que as facilitam, as obstaculizam ou as impossibilitam, da direção que tomam e dos resultados a que chegam” (Coll et al, 1996).

Defendemos que a continuidade educativa através do conhecimento da criança e da família, e da interação iniciada desde os berçários, é sendo dúvida uma mais-valia para estabelecer uma relação de confianças fundamental no processo de ensino-aprendizagem.

A criança é o centro da nossa atenção, toda a atividade tem por objetivo principal, a criança. Respeitar a sua individualidade, estabelecer uma relação afetiva, conhecer as suas competências e as suas dificuldades, desenvolver a atividades que a façam conhecer, aprender, ser curiosa, criativa, sempre associado ao jogo e ao brincar. Sim, é através do brincar que as crianças aprendem, aprender brincando é, e deve ser proporcionado no seu dia-a-dia.